Os beneficiários que estiverem sem acesso ao MEU INSS ou com dificuldade para realizar o desbloqueio, clique no botão abaixo e tenha orientação exclusiva de um atendente
Os beneficiários que estiverem sem acesso ao MEU INSS ou com dificuldade para realizar o desbloqueio, clique no botão abaixo e tenha orientação exclusiva de um atendente
Aposentados e pensionistas que queiram solicitar crédito consignado com desconto em folha de pagamento precisam desbloquear o benefício INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para empréstimo. A medida também vale para pessoas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), grupo que acaba de ser contemplado pela possibilidade de contratar o consignado.
O procedimento pode ser feito totalmente online em minutos. Não há necessidade de se dirigir a uma agência da Previdência ou mesmo telefonar.
Para quem acabou de ter o benefício aprovado, estava com ele bloqueado ou é BPC, continue a leitura para saber na prática como solicitar a liberação do benefício previdenciário para empréstimo.
O primeiro passo é ter um benefício consignável, ou seja, que seja elegível a esse tipo de empréstimo. e também aguardar no mínimo 90 dias da data de concessão do benefício para solicitar o desbloqueio.
O INSS recentemente alterou a forma de desbloqueio e bloqueio do INSS; agora, além das condições acima, os beneficiários precisam ter os selos ouro e prata no sistema do site gov.br.
Os selos de confiabilidade são formas de autenticação criadas pelo governo para assegurar que o usuário é quem ele diz ser. Os selos podem ser bronze, prata e ouro e se distinguem quanto a forma de autenticação.
Para desbloquear o empréstimo consignado, você precisa do selo prata ou ouro.
Se você não sabe se possui ou ainda não aumentou o nível de confiabilidade para prata ou ouro, clique no botão abaixo e siga o tutorial. Após isso, continue a leitura deste para realizar o desbloqueio.
Sem Burocracias
Contrate seu empréstimo sem sair de casa e sem consulta ao SPC ou Serasa.
Juros mais baixos
Os juros da Simular Consignado são os mais baixos do mercado. Compare e escolha a melhor condição.
O aposentado ou pensionista que quiser desbloquear o benefício INSS para empréstimo precisa acessar o site do Meu INSS. O usuário precisa possuir a senha do GovBr.
Vale lembrar que o acesso ao Meu INSS mudou. Então, é preciso logar com os novos dados.
A senha para acesso ao aplicativo é a mesma do site. Portanto, o beneficiário tem uma senha única para o Meu INSS.
O novo login, realizado pelo Gov.Br, também dá acesso a vários outros serviços digitais oferecidos pelo Governo Federal.
Em seguida, o usuário deve procurar a opção “Novo pedido”, na tela inicial.
Para desbloquear o benefício INSS para o empréstimo consignado, será necessário abrir um novo requerimento. Para isso, basta clicar em “novo requerimento”.
Todos os serviços disponíveis serão listados na próxima tela. Para facilitar o processo, o beneficiário pode digitar desbloqueio, no campo “Que atendimento você deseja”, que funciona como uma busca interna.
Assim, a opção “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado” será carregada automaticamente.
Para desbloquear o benefício INSS para o empréstimo consignado, é preciso respeitar as novas regras do empréstimo consignado INSS. A próxima tela irá apresentar, justamente alguns pré-requisitos para a liberação. Estando tudo certo, basta clicar em “Avançar”.
A tela seguinte apresentará informações adicionais e instruções sobre o desbloqueio. Para prosseguir, basta clicar em “Avançar”, novamente.
O beneficiário ou procurador poderá encaminhar documentos no ato da solicitação do desbloqueio. O formato aceito é PDF, colorido 24 bits e com qualidade 150 DPI.
Outro detalhe importante é que o arquivo não deve exceder 5MB e o tamanho de todos os anexos (caso seja mais de um) não pode exceder 50MB.
Nesta tela, alguns dados preenchidos e associados ao CPF do beneficiário já estarão preenchidos automaticamente. O solicitante deve informar um telefone celular e um fixo para contato.
Há também a opção de acompanhar o andamento do processo pela Central 135 ou por e-mail. Portanto, é preciso selecionar uma opção, clicando em “sim” ou “não”. Se aceitar, as atualizações serão disponibilizadas no e-mail que deve ser informado no próximo campo.
Nos dados adicionais, o segurado deve informar o número do benefício (NB). Vale lembrar que, caso tenha mais de um benefício ativo, é preciso fazer as solicitações individualmente.
Depois, basta selecionar as opções A) Não. Eu sou o titular, B) Representante Legal ou C) Procurador em resposta a pergunta “Deseja cadastrar Procurador ou Representante Legal para este pedido”?
Essa alternativa é válida para quem já tem ou deseja ter algum responsável legal. Essa autorização e representação valerá também para todos os requerimentos realizados juntos ao INSS.
A outra pergunta diz respeito a ação desejada: A) Bloqueio para empréstimo ou B) Desbloqueio para empréstimo. Neste caso, o aposentado ou pensionista deve selecionar a opção “Desbloqueio para empréstimo”.
A última informação opcional solicitada é um documento que comprove que quem está solicitando o desbloqueio é o próprio beneficiário, seu procurador ou representante. Por questão de segurança, é recomendável disponibilizar cópia dos documentos pessoais (os mais comuns são RG e CPF).
Se necessário, o INSS pode pedir outros documentos de identificação e ainda uma autorização assinada.
Para finalizar o processo, basta clicar em “Avançar”.
A solicitação do desbloqueio do benefício INSS para empréstimo também pode ser realizada pelo aplicativo Meu INSS. A versão do aplicativo foi atualizada recentemente.
O processo e acompanhamento ocorrem da mesma forma. O usuário deve logar com o mesmo acesso válido para o site.
Depois deve procurar pela opção “Novo pedido” e depois buscar o serviço “Bloquear/Desbloquear o benefício para Empréstimo Consignado”.
Os demais avisos e confirmações necessárias, são iguais as solicitadas no site. Então, basta seguir as mesmas dicas.
Uma das formas mais fáceis é acompanhar o status do requerimento para saber o retorno da solicitação. Outra alternativa é consultar o Extrato de Empréstimo Consignado (HISCON) pelo próprio Meu INSS.
Para acessar o extrato, basta clicar em “Serviços”, “Extratos/certidões/declarações” e depois em ” Extrato de empréstimo consignado”, conforme a imagem abaixo.
Ao acessar o documento, no campo características, em dados do benefício, a opção “Bloqueado para Empréstimo” precisa constar como “Não” e a opção “Elegível para Empréstimo”, “Sim”. Isso quer dizer, portanto, que o tipo de benefício é consignável e que já está liberado para contratação de empréstimo.
Os beneficiários que estiverem sem acesso ao MEU INSS ou com dificuldade para realizar o desbloqueio, clique no botão abaixo e tenha orientação exclusiva de um atendente
Os beneficiários que estiverem sem acesso ao MEU INSS ou com dificuldade para realizar o desbloqueio, clique no botão abaixo e tenha orientação exclusiva de um atendente